O Projeto Memórias possibilitou aos alunos conhecerem a história de seus familiares através das entrevistas, colecionando fotos e objetos das pessoas próximas a eles ou da comunidade. Vencer os conteúdos, manter os alunos receptivos ensiná-los a praticarem leitura e escrita com clareza e ainda tornar as aulas agradáveis não é nada fácil, desse modo quando se trata do cotidiano, de algo que eles conhecem é mais fácil para despertar o interesse e os alunos desenvolvem mais rapidamente suas competências e habilidades. Com as atividades percebi que através dos textos a compreensão e assimilação dos conteúdos tornam-se mais fácil e aceitável. Tendemos a prestar mais atenção nas coisas de maior interesse. Os assuntos que nos trazem prazer e satisfação são os que dispensaremos mais tempo em conhecê-los e compreendê-los. Assim os afetos estão na base da formação da memória.
“A memória tem como um dos atributos permitir que o processo de identidade seja realizado entre iguais. A memória, portanto, não pode ser entendida como um relicário, mas sim, como lugar do imaginário e da reconstrução da nossa condição de seres históricos. Aguçando o interesse pelo o que foi, podemos construir a memória daquilo que será” ( Donatelli, 1996) PROJETO MEMÓRIAS: Resgatando histórias, afetos e cidadania
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